O INGREDIENTE SECRETO: PORQUE é QUE A INDúSTRIA ALIMENTAR USA O “PóZINHO MáGICO” MSG? RICARDO DIAS FELNER FOI DESCOBRIR PORQUê

Quem já andou por cozinhas de restaurantes sabe que, na maioria delas, há vários produtos processados. Um dos que se pode encontrar mais frequentemente é o MSG, abreviatura para glutamato monossódico. O seu uso é banal nos restaurantes asiáticos mas também nos portugueses. Porque é que a indústria alimentar e os cozinheiros usam MSG? Ricardo Dias Felner foi descobrir (e provar)

Porque é que a indústria alimentar e os cozinheiros usam MSG? O glutamato monossódico é ácido glutâmico sintetizado, ao qual é adicionado sal, e representa um dos principais componentes do chamado quinto sabor: o umami. O umami existe naturalmente em muitos alimentos — como o tomate maduro ou os cogumelos — e dá-nos uma sensação carnuda na boca, faz-nos salivar. É, no fundo, um intensificador de sabor.

Com dois ou três truques, toda a gente consegue fazer os melhores ovos mexidos do mundo, as melhores batatas fritas ou o melhor bife. Às vezes, a diferença entre uma comida sublime e comida má está só na quantidade de manteiga, na variedade da batata ou no momento em que pomos o sal no bife.

Ricardo Dias Felner, aka O Homem que Comia Tudo, diz-lhe tudo sobre cozinha e restaurantes no podcast mais saboroso do Expresso. Estreia esta quinta-feira, 18 de julho, no Expresso e em todas as aplicações de podcast.

O Homem que Comia Tudo é Ricardo Dias Felner, jornalista e crítico gastronómico.

Começou como jornalista no Público, onde durante 11 anos escreveu sobre crime, justiça, imigração e política. Foi director da revista Time Out e, hoje em dia, colabora regularmente com várias publicações, entre elas o Expresso, onde tem escrito reportagens sobre algumas das comidas mais emblemáticas do país, do bacalhau ao frango de churrasco.

Todas as quintas-feiras novos episódios sobre cozinha e restaurantes. Porque a diferença entre comer bem e comer mal pode ser uma questão de informação e porque comer é demasiado importante, subscreva este podcast em qualquer aplicação de podcasts ou siga o projeto de Ricardo Dias Felner aqui no Expresso ou na SIC Notícias.

2024-08-01T06:09:58Z