Os segredos da proporção áurea, a marca da matemática na natureza
No coração da natureza, nos padrões que adornam as pétalas das flores, as espirais das conchas do mar ou até as ramificações das árvores, encontra-se uma elegante e misteriosa marca matemática: a proporção áurea . Trata-se de um conceito que chamou a atenção de matemáticos, artistas, filósofos e cientistas ao longo da história, chegando a influenciar, de forma notável, a arte e a arquitectura , como no caso da Mona Lisa , de Leonardo da Vinci,...
2024-09-13T09:50:14Z
Como bocejam os animais?
O bocejo ocorre em praticamente todos os animais vertebrados, estando frequentemente associado à sonolência. Curiosamente, muitas espécies de pássaros abrem os bicos dando a impressão de que estão a bocejar, no entanto ainda não está provado que esse movimento conte com inalação e exalação de ar. Por sua vez, os pinguins incluem o bocejo no ritual de acasalamento. Já para os barulhentos papagaios, o bocejo serve como um sinal social. No mundo dos primatas, o bocejo é mesmo um sinal de sono. No entanto, esta ação também pode traduzir-se em mensagens sociais complexas, como por exemplo para demonstrar simpatia e agressão. E é preciso não esquecer, que o ato de bocejar pode ser contagioso. Entre os animais existem diversas criaturas que bocejam, até mesmo peixes e répteis. Na verdade, algumas cobras fazem-no logo após uma boa refeição (é uma forma de realinharem as mandíbulas depois de comerem). Um estudo de 2014 sugere que a razão que leva os humanos a bocejar não está relacionada com o cansaço ou aborrecimento. Ao invés, bocejamos para refrescar o cérebro, o que nos permite pensar com mais clareza. Mas será que com os animais essa ação funciona da mesma forma? A ciência não consegue concordar com isso. Arrefecer o cérebro é apenas uma teoria. Outra hipótese refere que os animais bocejam para carregar os pulmões com mais oxigénio, quando existe muito dióxido de carbono acumulado ou quando os níveis de oxigénio estão baixos. Enquanto não existe uma explicação para esta ação entre os animais, que tal clicar na galeria e divertir-se com as adoráveis imagens destas criaturas a bocejar?
2024-09-13T12:11:03Z
As melhores receitas para ensinar aos seus filhos
Cozinhar é uma competência que nem todos os pais têm eles mesmos, portanto o número de crianças que herda as habilidades culinárias dos pais é ainda menor. Mas para a saúde, segurança, carteira e confiança dos seus filhos, aprender a cozinhar é essencial! Mesmo que você não seja extremamente habilidoso(a) na cozinha, há pratos simples que pode ensinar aos seus filhos que os prepararão e os entusiasmarão a cozinhar sozinhos, incluindo competências de base importantes como aprender a verter, medir e mexer, até coisas mais complicadas, como trabalhar com um fogão ou forno. Penso nisso como um investimento de futuro, que lhes servirá até ao resto da vida! Clique para ver os melhores pratos para ensinar aos seus filhos.
2024-09-12T09:55:29Z
Os benefícios para a saúde das ervas e especiarias
Ervas aromáticas, que consistem em folhas, flores ou caules de uma planta, e especiarias, que geralmente são feitas de frutos, raízes e cascas, têm sido usadas para dar sabor e temperar alimentos desde o início da Humanidade como a conhecemos. Além disso, também são algumas das fontes de medicamentos mais eficazes que temos. A maioria dos medicamentos alternativos utiliza-as e, embora os médicos da medicina ocidental moderna geralmente não prescrevam coisas como dentes de alho, a ciência mostra claramente que talvez devessem. Para saber mais sobre os benefícios das ervas e especiarias para a saúde, clique nesta galeria.
2024-09-13T09:25:59Z