SABIA QUE OS GATOS PODEM BRILHAR NO ESCURO? ESTUDO COMPROVA-O

Segundo um estudo, recentemente divulgado, os gatos estão entre as 125 espécies com propriedades fluorescentes, que lhes permite brilhar no escuro sob luz ultravioleta.

Na Austrália, cientistas descobriram que os gatos podem brilhar no escuro (sim, leu bem!), segundo um estudo publicado no jornal Royal Society Open Science. A notícia foi avançada pelo New York Post.

Os investigadores analisaram uma coleção de mamíferos, que se encontravam num museu, para ver quais os gatos que brilhavam no escuro usando uma luz ultravioleta (UV). Testaram ainda o brilho para confirmar que este se devia realmente à fluorescência e não a outro fenómeno diferente.

O autor principal do estudo, Kenny Travouillon, paleontólogo e curador interino de ornitologia do Western Australian Museum, testou espécies de mamíferos congelados e preservados.

As descobertas foram enviadas para a Universidade Curtin, em Perth, para análise sob uma série de diferentes luzes UV.

Os cientistas descobriram que 125 espécies tinham propriedades fluorescentes, que lhes permitiam brilhar no escuro sob luz ultravioleta, incluindo as espécies domésticas de gatos (Felis catus).

Ainda não há certezas se o brilho dos mamíferos terá evoluído como uma função biológica para comunicação ou segurança, embora os cientistas defendam que pudesse ser um mecanismos que ajudava os animais a verem-se uns aos outros no escuro ou à noite.

Espécies “luminosas”

“Relatamos fluorescência para 125 espécies de mamíferos, de metade de todas as famílias de mamíferos e representando quase todos os dados da filogenia dos mamíferos”, afirmaram os cientistas.

Nesta lista de animais que se iluminam sob luzes UV, estão ainda mamíferos como morcegos, ornitorrincos, coalas, ursos polares, zebras, golfinhos e humanos.

“O único grande grupo de mamíferos com um ancestral comum [clado] que falta no nosso conjunto de dados são os lémures… [e] prevemos que este clado também conterá espécies fluorescentes”, acrescentaram os autores.

Embora existam várias formas de fluorescência, todas incluem a absorção de luz e uma emissão de baixo nível, que muitas vezes resulta em brilho.

2023-10-04T18:26:55Z dg43tfdfdgfd