NATUREZA AZUL E VERDE PARA DESCOBRIR NAS TERRAS DO LINCE

Com a recente certificação da Estação Náutica de Penamacor, esta região raiana quer dar a conhecer uma natureza azul e verde, a partir de diversas experiências e atividades. A Reserva Natural da Serra da Malcata marca a paisagem das Terras do Lince

A Reserva Natural da Serra da Malcata, situada na região raiana entre os concelhos do Sabugal e Penamacor, destaca-se pela riqueza da paisagem e pela diversidade de fauna e flora, onde o grande símbolo é o lince-ibérico. Apesar do felino não ser aqui avistado desde a década de 1990, a riqueza paisagística local permanece. Com a recente certificação da Estação Náutica de Penamacor, a região quer dar a conhecer uma natureza azul e verde, a partir de diversas experiências e atividades.

Promovido como Terras do Lince, a beleza da paisagem deste território, em grande parte preservada pela Reserva Natural da Serra da Malcata, criada em 1981, ganha destaque devido aos planos de água associados à albufeira da Meimoa e à barragem da Baságueda. É com esta moldura paisagística que os visitantes podem usufruir de várias opções náuticas desportivas de lazer, como canoagem ou stand-up paddle, a par de experiências como os percursos pedestres ou cicláveis, associados à Estação Náutica de Penamacor. Com a CycleTUR (Tel. 914206808) pode organizar atividades e passeios pedestres e de bicicleta.

Na albufeira da barragem da Meimoa situa-se a zona balnear do Meimão, com as condições ideais para a prática de stand-up paddle. Embarque nesta experiência com a Malcata Eco Experience (Tel. 918879895). Além da valência balnear, com piscina flutuante no espelho de água, dispõe de bar e bungalows (Tel. 964898354), que convidam a prolongar a passagem pela região.

Já a zona de lazer da Meimoa aproveita as águas da ribeira, atravessada por uma pequena ponte, e conta com piscina fluvial e área de relva, sombras abundantes e campos de jogos. Pode usufruir de tranquilos passeios de gaivota. Alugue caiaques insufláveis ou pranchas de stand-up paddle para explorar a albufeira da barragem da Meimoa e faça uma caminhada interpretativa em redor do espelho de água com a ajuda da Beir’Aja (tel 917373979).

A ribeira de Meimoa serve também a zona de lazer de Benquerença, marcada pelo açude de um antigo moinho. Com área relvada, parque infantil e bar, oferece ainda uma área para autocaravanas.

Conhecer Penamacor, a Vila Madeiro

Em Penamacor, a 700 metros de altitude, suba à Torre de Menagem, que recorda aquele que foi um dos mais importantes e poderosos castelos da Beira raiana, mandado construir pelo mestre Templário, D. Gualdim Pais. Na vila pode saber mais sobre a região na antiga Casa da Câmara, hoje Posto de Turismo, e no Museu Municipal com uma vasta coleção de arqueologia, arte sacra, moedas, alfaias e outros utensílios de ofícios do passado, bem como espécies embalsamadas, entre elas o lince-ibérico. Visite as igrejas de São Pedro e da Misericórdia, percorra os carreiros das hortas na encosta. Após observar a Torre do Relógio, o Pelourinho assim como o portal manuelino da Igreja da Misericórdia, datada do século XVI, marque na agenda o regresso na época de Natal, quando Penamacor se transforma em Vila Madeiro. A partir daqui, aventure-se pela Grande Rota das Aldeias Históricas, com paragem obrigatória em Sortelha, já no concelho de Sabugal. Neste município sugere-se ainda uma visita ao Centro Interpretativo do Lince Ibérico da Malcata, precisamente localizado na aldeia de Malcata.

Onde comer e dormir em Penamacor

O restaurante Sr. Lagar (Tel. 917268907) na povoação de Aranhas, ocupa as antigas instalações de um lagar de azeite (de varas) e a ementa aposta em pratos da cozinha tradicional, do bacalhau à cabidela. Prove o pão, o azeite e o fumeiro. Outra opção é o restaurante A Cave, no Largo D. Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor.

No concelho, o mais conhecido alojamento existente é o Moinho do Maneio (Tel. 918904233), localizado junto à ribeira da Bazágueda. Ganhou notoriedade graças à bolha insuflável, junto à água, que permite uma noite em comunhão total com a natureza. Recuperado como uma míni-aldeia, o projeto integra diversas casas, com quartos e suítes, com kitchenette. A novidade deste ano é uma villa com piscina privativa. Aproveite para desligar, caminhar, mergulhar ou passear de canoa. Existe ainda um calendário de atividades, como reiki, ou a possibilidade de agendar uma massagem. É obrigatória uma visita aos burrinhos da quinta. Igualmente com forte ligação à natureza, o Parque Campismo do Freixial (Tel. 277385529) é uma alternativa a considerar. A piscina é um dos serviços disponíveis. Já na encosta do Castelo de Penamacor encontra-se o Alojamento Local AMARCOR (Tel. 926108218). Nas quatro casas predominam o granito e o pinho.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

2024-08-18T09:14:20Z dg43tfdfdgfd