MAIS CAROS E MAIS PEQUENOS: OVOS DA PáSCOA SãO VíTIMAS DO PREçO DO CACAU

Esta semana, a tonelada de cacau no New York Mercantile Exchange (NYMEX) fixou um novo máximo histórico. Com os preços a disparar, as principais fabricantes de chocolates admitem ajustes de preços ou de quantidades

No fim de semana de Páscoa, é tradicional, tanto em Portugal como em vários países do mundo, as pessoas consumirem centenas de milhões de ovos de Páscoa e coelhinhos de chocolate. No Reino Unido a ingestão anual de chocolate pode chegar aos 8kg, sendo que a média ronda os 5kg na Europa e nos Estados Unidos.

Como o Expresso escreveu na edição desta sexta-feira, os mercados de matérias-primas foram surpreendidos pelo disparo no preço da tonelada dos grãos de cacau, que são a base nomeadamente para a indústria mundial do chocolate.

Esta semana, a tonelada de cacau no New York Mercantile Exchange (NYMEX) fixou um novo máximo histórico de 10.080 dólares. Nos últimos 12 meses, a cotação aumentou 232% e, desde início de 2024, já subiu 133%. É a matéria-prima com maior aumento de preço desde início do ano, a larga distância das variações para outras commodities agrícolas (como algodão, café e sumo de laranja) ou da energia (gasolina reformulada e barris de petróleo das variedades norte-americana e europeia).

O principal produtor e exportador é a Costa do Marfim, onde o regulador local espera que a colheita intermédia, que oficialmente começa em abril, caia 33% em relação à do ano passado.

Segundo o “The Guardian”, a fraca colheita deixou os produtores de chocolate a lutar para garantir o seu abastecimento, com muitos alertando para mais aumentos de preços e potenciais reduções no tamanho das barras e dos doces . Um porta-voz da Nestlé disse ao jornal britânico que os preços para os consumidores poderão ter de aumentar depois do disparo dos preços do cacau.

Por sua vez, porta-voz da Lindt & Sprüngli disse que o aumento do custo do cacau exigiria novos aumentos de preços em 2024 e 2025, assumindo que o custo não suba mais.

2024-03-29T12:14:42Z dg43tfdfdgfd