INCêNDIOS: COMO POSSO PROTEGER OS MEUS ANIMAIS? O QUE DEVO FAZER PERANTE UM CãO ABANDONADO? E COMO DEVO TRATAR OS FERIMENTOS?

Num momento em que múltiplos incêndios estão ativos em Portugal animais, de estimação e de produção, contam-se entre as vítimas. Saiba aqui o que deve fazer para os proteger em caso de incêndio

“Sensibilizar a comunidade para os riscos e a proteção dos animais em caso de incêndio” é uma estratégia “essencial”, mas que “falta e é ignorada pelas entidades oficiais com responsabilidades na matéria”, lamenta Sandra Cardoso, Presidente da SOS Animal. Não existe também “um plano nacional de emergência para os animais”, afirma Rita Silva, Presidente da associação Animal. As soluções que defendem são, sobretudo, de cariz estrutural, mas o Expresso falou com especialistas para perceber como podem, de forma imediata, ser protegidos os animais em situações de incêndio.

Como posso proteger os meus animais de estimação?

Em caso de incêndio perto de casa, deve evitar-se que os animais de estimação estejam ao ar livre. Estes “devem ser mantidos num local fechado, de fácil acesso, e onde não estejam expostos a fumo ou faíscas”, explica Sandra Cardoso. Rita Silva reforça a necessidade de “os manter hidratados”.

Para ler este artigo na íntegra clique aqui

2024-09-18T14:15:25Z dg43tfdfdgfd