Um apreciador de café não dispensa a sua dose de cafeína logo pela manhã, seja com leite, americano ou expresso. O problema é que se o faz por pensar que sem ele não terá a mesma energia, poderá estar completamente enganado.
Um vídeo viral no TikTok apresenta uma teoria de que se deve esperar até 90 minutos para beber o primeiro café depois de acordar, uma vez que durante este período os níveis de cortisol (hormona que, entre outras funções, ajuda o organismo a controlar o stress) estão mais elevados e a cafeína vai prejudicar o funcionamento.
Existirá evidência científica sobre o assunto?
Ben Azadi, fundador do projeto Keto Kamp e especialista em nutrição, refere que tomar café quando os níveis de cortisol estão no seu pico torna-nos mais tolerantes à cafeína e faz com que queiramos depois “um segundo, um terceiro, um quarto ou eventualmente um quinto café”, refere no TikTok.
Já Pete Upton, especialista de saúde e fitness, refere no site da rádio australiana Australian Broadcasting Corporation, que a cafeína "não dá energia a ninguém... mas bloqueia um receptor no cérebro [relacionado com o sono]" e é por isso que, quando interrompemos as hormonas do sono e o cortisol com um café de manhã, por vezes não conseguirmos dormir tão facilmente à noite.
O que devemos então fazer? Esperar 90 minutos para tomar café. "90 minutos depois de acordarmos, a função cerebral acorda, as hormonas do stress estabilizam e tudo começa a entrar no ritmo do dia”, aconselha Pete Upton.
2023-04-01T00:31:23Z dg43tfdfdgfd