Há UMA SALA ONDE NINGUéM AGUENTA ESTAR MAIS DE UMA HORA

A tranquilidade que o silêncio proporciona é muitas vezes um momento de escape da correria do dia-a-dia. No entanto, ninguém aguenta permanecer no interior da sala mais silenciosa do mundo mais do que uma hora. Qual será a justificação?

Conhecida como câmara anecóica (sem eco), esta sala, localizada em Redmond, no estado norte-americano de Washington, foi construída em 2015 pela Microsoft e entrou para o Livro de Recordes do Guinness como o lugar mais silencioso do mundo.

No interior da sala, a medição dos decibéis indica -20,35 dBA, enquanto que, numa biblioteca, por exemplo, rondam os 40 dBA.

Quando se entra nesta sala, todos os ruídos externos são eliminados e passa a ser possível ouvir os sons infinitos do próprio corpo, conta o New York Post.

Depois de se entrar, e sem qualquer ruído exterior, começa-se a ouvir o batimento do coração. Minutos depois, é possível ouvir os ossos a ranger e o sangue a circular.

“Quando virar a cabeça, pode ouvir esse movimento. Pode até ouvir a própria respiração, que soa um pouco alto”, explica Hundraj Gopal, designer da câmara da Microsoft.

O silêncio total e absoluto transforma-se gradualmente num zumbido insuportável e, por essa razão, ninguém consegue permanecer durante mais de uma hora dentro desta divisão.

A sala tem seis camadas de aço, cunhas de fibra de vidro e molas de amortecimento de vibração que bloqueiam as ondas sonoras.

Neste momento, há outra câmara anecóica, nos laboratórios Orfield em Minneapolis, que luta por recuperar o título de sala mais silenciosa do mundo, onde a medição do ruído é de –24,9 dBA, ou seja, ainda mais silenciosa que a que detém agora o recorde.

Segundo o NY Post, um representante do Guinness confirmou a receção desta candidatura, que está a ser avaliada.

2023-04-01T08:30:16Z dg43tfdfdgfd