OS 7 CHAKRAS DO CORPO HUMANO E OS SEUS PODERES

Para lutar contra o stress e o ritmo de vida cada vez mais acelerado damos cada vez mais importância ao bem-estar e às terapias que nos permitem relaxar. Assim, descubra porque é que as técnicas indianas de relaxamento têm mostrado sem cessar os seus benefícios… Venha descobrir os poderes dos Chakras! 

Imagine uma era em que o invisível era tão real como o chão debaixo dos nossos pés. É com este espírito que mergulhamos na história dos chakras, os centros energéticos que estão por detrás do nosso bem-estar há milhares de anos.

Nascidos da filosofia indiana, foram outrora os guardiões secretos do nosso equilíbrio interior. Hoje, é uma mistura de tradições, onde o ioga e a meditação tornam-se embaixadores desta sabedoria ancestral, convidando cada um de nós a descobrir os poderes escondidos no seu próprio corpo.

##module:30970429##

O que são os Chakras?

Os Chakras (as "rodas" em sânscrito indiano) são os centros energéticos do nosso corpo. Temos assim 7 Chakras localizados ao longo da nossa coluna vertebral. Sentimentos e emoções específicos estão relacionados com cada um deles.

Nas tradições esotéricas e espirituais, cada Chakra tem uma cor que indica o estado emocional, físico e espiritual da pessoa.

Cada Chakra é uma janela para o nosso estado interior e, por vezes, essa janela pode fechar-se com muita força. Por exemplo, quando a raiz está desequilibrada, pode sentir-se instável. Para a reequilibrar, porque pode tentar andar descalço/a na relva, para tentar encontrar as suas raízes. E se é o seu coração que parece estar a apertar, talvez um abraço possa ser o primeiro passo para o abrir.

Há práticas de ioga para todos - a postura da árvore para a raiz ou a postura da ponte para o coração. E não se esqueça da respiração, esse sopro de vida que pode ser tão suave como uma brisa ou tão poderoso como uma tempestade, e que guia a energia através dela.

Os Chakras

1 - Chakra da Raiz (Muladhara): As pulsões

Este é o Chakra de base no qual repousa a energia localizada no períneo. É a nossa zona instintiva, a das nossas pulsões, dos nossos desejos mais profundos. Aceitar o facto de sentir, totalmente, este Chakra é aceitar e canalizar a sexualidade instintiva. O chakra da raiz é a base da sua árvore da vida. 

Este Chakra alberga o instinto de sobrevivência, de segurança e de estabilidade. Quando está equilibrado, sente-se como um carvalho fortementre enraizado, mas um desequilíbrio poderá deixá-lo/a tão vulnerável como uma folha numa tempestade. Cultive o seu Muladhara através de exercícios de enraizamento, para alcançar uma confiança e força tão inabaláveis como a própria terra.

Características: estabilidade, confiança, coragem.

Cor: vermelho

2 - Chakra Sacral (Swadisthana): Os receios

Este Chakra encontra-se acima dos órgãos genitais e é o local dos nossos medos, da nossa vulnerabilidade mas, ao mesmo tempo, da nossa força. É também o local onde reside o “hara”, o nosso centro de força vital. É o berço das emoções mais profundas, das relações e criatividade.

Esta é a fonte dos seus desejos e paixões, um poço de criatividade. Se este Chakra estiver desequilibrado, poderá sentir-se invadido/a pelo receio e pela culpabilidade. Alimente-o com práticas que celebrem a alegria para assim viver uma vida mais harmoniosa.

Características: sexualidade, entusiasmo e criatividade.

Cor: cor-de-laranja

3 - Chakra do Plexo solar (Manipura): Assertividade

O Chakra da emoção, da confiança, encontra-se acima do umbigo. Este centro energético é também o da irradiação pessoal. É o motor da sua identidade e autoestima. É o sol do seu sistema energético que brilha que confiança e vontade.

Um Manipura equilibrado permite-lhe ter uma boa postura e muito orgulho, mas se estiver desiquilibrado poderá apagar a sua chama interior, deixá-lo/a perdido/a e com dúvidas. Reavive essa chama para reforçar a sua confiança e autonomia. 

Características: segurança, espontaneidade.

Cor: amarelo

4 - Chakra do coração (Ananata): Amor

Este é o Chakra do amor, da abertura que se encontra no centro do peito. Diz-se que é o Chakra da mulher, porque é relativo ao relacional. Este Chakra poder-se-á fechar se estiver a passar por uma fase de maior vulnerabilidade onde precisará de ser amado/a.

Faz a ponte entre os mundos material e espiritual, o santuário do amor incondicional. É aqui que se junta a compaixão, a harmonia e a cura. Um Ananata aberto é como um jardim florido mas fechado poderá ser como um inverno sem fim. Cultive-o com gestos de bondade e de aceitação e deixe o amor crescer à sua volta.

Características: centro de amor e de abertura.

Cor: verde

Quando se sente em plenitude, a energia flui facilmente de um Chakra para o outro. Mas, uma emoção mais forte ou o stress, podem perturbar os Chakras que se fecham e impedem a boa repartição da energia.

5 - Chakra da garganta (Vishudda): Expressão

Este Chakra encontra-se na região da laringe e diz respeito à diferenciação e à expressão pela palavra ou pela arte. É o porta-voz da verdade, o canal da sua expressão. Permite comunicar os seus pensamentos e sentimentos com clareza e integridade.

Quando este Chakra está em harmonia, as suas palavras são fortes mas podem ser fracas se estiver desiquilibrado. 

Características: comunicação, expressividade.

Cor: turquesa

6 - Chakra da testa (Ajna): Clarividência

Este Chakra que se encontra acima do nariz é o da clarividência e da representação. O risco associado a este Chakra é que se torne demasiado cerebral e se desconecte do corpo. O Chajra do terceiro olho é onde se encontra a sua intuição e sabedoria interior. É a janela que lhe permite ver a verdade além das ilusões. 

Um Ajna equilibrado dá-lhe uma visão clara e, se estiver desequilibrado, o mundo poderá parecer-lhe mais confuso e indistinto. Tente a meditação para melhorar a sua visão interior e ver além das aparências.

Características: intuição, sabedoria.

Cor: indigo

7 - Chakra da coroa (Sahasrara): Pensamento

O chakra da coroa encontra-se no topo da cabeça. Representa o pensamento livre, um questionamento profundo. Está no topo da sua montanha espiritual, o ponto de ligação entre o universo e o divino, é a porta para a consciência superior. 

Quando este Chakra está aberto, sente-se em união com tudo o resto, como se conseguisse tocar no céu. Mas quando este está fechado, poderá sentir-se isolado/a. Tente alimentar a sua espiritualidade. 

Características: espiritualidade, realização.

Cor: branco ou roxo

Harmonização dos Chakras

Equilibrar e harmonizar os chakras é uma arte delicada, que requer os ingredientes certos e muito amor. A aromaterapia, com os óleos essenciais, é um conjunto de cheiros que podem despertar ou acalmar os centros energéticos. A litoterapia usa o poder das pedras, como se cada Chakra tivesse o seu próprio cristal protetor.

E as afirmações positivas? São o que os nossos chakras por vezes precisam para florescer. Imagine começar o seu dia a dizer "Tenho raízes, sou criativo/a, sou amado/a", e sentir a energia destas palavras alastrar-se no seu ser.

Além das doenças que possa ter e que bloqueiam os Chakras, uma cor que o/a seduz mais neste momento, poderá corresponder a um Chakra que está fechado.

Agora que conhece melhor cada um dos seus Chakras descubra como os abrir e cuidar deles.

5 Técnicas para abrir os Chakras

  • Praticar yoga
  • Fazer meditação
  • Fazer Sofrologia
  • Praticar Reiki
  • Concentre-se, aproveite cada instante e acima de tudo, leve o seu tempo…

⭕ E para terminar, uma chamada de atenção pois se tem problemas de saúde deverá antes de tudo consultar o seu médico de família. Os Chakras são nossos aliados mas trabalham de mãos dadas com a ciência e a medicina moderna. 

Conselho da redação: explore as suas capacidades

Este artigo despertou a sua curiosidade e deseja alcançar uma harmonia mais profunda? Então consulte um/a guia espiritual. Saiba que pode contar com os conselhos e a ajuda dos/as nossos/as especialistas para perceber as mensagens do seu corpo.

2024-08-03T15:14:47Z dg43tfdfdgfd