PASSO A PASSO PARA CONSTRUIR UMA CASA DE MADEIRA

Combinando consciência ecológica e proximidade com a natureza com tradição e aconchego, as casa de madeira estão de volta, sendo ainda bastante modernas em termos de design. Além da sustentabilidade e da conservação de recursos, as vantagens de uma casa em madeira incluem também um bom isolamento acústico e térmico, bem como uma vasta gama de opções de design. O melhor é que é possível construir uma casa de madeira com as próprias mãos, sem muito esforço. Não importa se é uma casa de fim de semana, uma casa de jardim ou uma casa de verdade: se está se perguntando como fazer uma casa de madeira, veio ao lugar certo. Aqui estão as instruções passo a passo de nossos arquitetos.

Absolutamente na moda: a casa de madeira

Uma casa de madeira moderna tem uma série de vantagens para si. Começando por sua matéria prima, que é renovável e, portanto, amiga do ambiente. Além disso, a madeira melhora o ambiente, é aconchegante e combina perfeitamente com muitos estilos de interiores e móveis diferentes.

Construir casas de madeira não é impossível, com um pouco de prática e habilidade. Existem ainda inúmeras casas de madeira disponíveis, como casas pré-fabricadas. Os custos da casa pré-fabricada dependem, obviamente, do equipamento.

1. Planeamento: Qual método de construção? Qual ferramenta?

Como se constrói uma casa de madeira? O primeiro passo é um planeamento completo. Depois de decidir a localização ou propriedade, bem como o tamanho e a planta, deve pensar em como deseja construir a sua casa de madeira. Por exemplo, a construção em troncos e a construção de estruturas de madeira são possíveis. O antigo método de construção baseia-se na casca externa feita de troncos como elemento de sustentação do edifício. As tábuas são ligadas através de corte de canto. O elemento de suporte é uma estrutura de madeira. Estes compartimentos são então preenchidos com lã mineral, cânhamo ou outros materiais de isolamento.

Outro ponto importante que deve ser esclarecido antes de começar a construir é a questão dos materiais e ferramentas. O primeiro diz respeito a madeiras de armazenamento, troncos, tábuas de telhado, janelas, portas, barras de reforço e possivelmente vigas e vigotas. As ferramentas que deve ter em mãos são uma escada, uma chave de fenda sem fio, uma serra circular manual, um martelo, uma serra, um alicate, uma broca para madeira, uma broca, uma fita métrica e um nível de bolha.

2. Estabelecendo a fundação e subestrutura

O princípio e o fim de tudo para a segurança e longevidade da sua casa é uma base profissional. Deve ser absolutamente horizontal e resistente. Para evitar que o piso salte posteriormente, deve-se preparar a fundação de forma que as vigas de sustentação fiquem apoiadas a uma distância de cerca de 50 cm em todos os lugares. Além disso, a fundação ao redor deve ser aproximadamente 2 cm menor que a casa e pelo menos 5 cm mais alta que o nível do solo. Ao escolher a fundação, poderá escolher entre uma fundação em laje contínua, uma fundação em faixa ou uma fundação pontual, dependendo da estabilidade do solo, do tamanho da casa e do seu orçamento.

Uma vez instalada a fundação, o próximo passo é colocar a subestrutura. Para isso, as vigas de suporte são colocadas na fundação de forma absolutamente horizontal, plana e à mesma distância umas das outras e fixadas a ela por meio de cantoneiras de aço, âncoras de concreto, etc.

3. Construindo as paredes

E agora chegamos ao próximo ponto do nosso guia “Como construir casas de madeira – passo a passo”. É hora de construir as paredes. É importante garantir que as tábuas da parede estejam sempre unidas de forma que a lingueta fique voltada para cima. E, se necessário, utilize um percutor com martelo de borracha para não danificar a madeira. As tábuas mais baixas devem ser medidas corretamente e aparafusadas às vigas da estrutura. Em seguida, as próximas tábuas são inseridas firmemente umas nas outras até que toda a parede fique de pé. Certifique-se de verificar constantemente se tudo está na horizontal e se os ângulos estão corretos.

4. Instalação de janelas e portas

O próximo passo na construção da sua casa de madeira é a instalação de portas e janelas. As suas armações são empurradas para dentro das aberturas fornecidas por cima e pressionadas firmemente na prancha mais baixa da respectiva abertura. Importante: As janelas não devem em hipótese alguma ser aparafusadas nas toras, pois devem poder se movimentar livremente durante os processos de assentamento relacionados ao clima. Certifique-se de que as portas e janelas estejam verticais e inclinadas e possam ser abertas e fechadas corretamente.

5. Construção do telhado

Agora é hora de construir o telhado da sua nova casa de madeira. São possíveis telhados planos e de cobertura, telhados de duas águas e de quatro águas ou qualquer outro formato de telhado que você desejar. No entanto, os telhados de duas águas planos e clássicos são mais fáceis de criar. Com este último, poderá diferenciar entre telhados de viga e terça. O telhado de viga é particularmente popular para edifícios pequenos com uma profundidade de até 8 metros e uma inclinação do telhado superior a 30°. O telhado de terça e é o princípio de construção dominante e permite uma estrutura de telhado maior. É composto por várias vigas escalonadas uma atrás da outra no sentido da cumeeira, que se apoiam nas terças horizontais, que por sua vez transferem as cargas para baixo. Essas terças são omitidas no telhado de viga.

Agora que tem inúmeras opções para cobrir seu telhado - como feltro, telhas, com painéis, chapas ou ardósia ou mesmo com cobre, chapa metálica ou palha - basta escolher a sua preferida.

6. Trabalho interno

Assim que a casa de madeira estiver concluída, poderá começar a trabalhar no interior, ou seja, primeiro colocar o chão. Para fazer isso, as tábuas do piso são colocadas nas vigas de suporte e pregadas no lugar - visíveis de cima ou escondidas na ranhura. Certifique-se de que as placas estão realmente paralelas e meça regularmente para que as distâncias e o alinhamento permaneçam iguais. Em seguida, é aplicado o acabamento e por fim o piso é selado com verniz apropriado. Isto significa que está protegido contra contaminação desde o início.

2024-04-28T16:02:10Z dg43tfdfdgfd