LIXAR VOCê MESMO O PARQUET: SIM OU NãO?

O parquet é um dos revestimentos de piso mais populares para interiores - em parte, devido à sua durabilidade. No entanto, mesmo os melhores pisos de madeira acabam por apresentar sinais de desgaste após anos de uso. A superfície fica opaca e aparecem amassados e com arranhões e outras falhas que, obviamente, não podem ser evitadas a longo-prazo. O bom: estes sinais de desgaste não significam que o piso tenha que ser completamente arrancado e substituído. Em vez disso, pode lixá-lo e selá-lo novamente. Mas vamos ao cerne da questão: pode facilmente assumir essa tarefa sozinho, como leigo, ou deve recorrer a um especialista?

1 - Nível de dificuldade

Lixar o parquet sozinho não é necessariamente um dos trabalhos de bricolagem mais difíceis de sempre, mas não deixa de ter o seu grau de dificuldade. Normalmente, é necessário alugar uma rectificadora cujo manuseio não é fácil para os leigos porque o dispositivo deve ser operado de maneira uniforme e silenciosa para não estragar o piso. Além disso, é necessário um trabalho de lixamento grosso e fino, ao qual se segue o selamento da superfície. Eu suma, o nível de dificuldade é bastante elevado, especialmente para quem não tem qualquer experiência ou habilidade nesta área.

2 - Uma tarefa morosa

Como já foi mencionado, lixar o parquet é um processo complexo que não fica concluído em meia hora. O tempo que demora depende do tamanho da sala e da sua própria experiência, mas, como leigo, deve, pelo menos, reservar um ou dois dias de trabalho para lixar o piso de parquet sozinho.

3 - Faça sua própria comparação de custos com um profissional

Deve, provavelmente, estar a questionar-se sobre se faz mais sentido fazer isto sozinho ou contratar um profissional. Do ponto de vista financeiro, as contas podem ser feitas assim: se quiser mesmo lixar o seu parquet sozinho, precisará de ter ou de alugar os acessórios adequados. O custo diário do aluguer pode rondar os 50 euros na melhor das hipóteses. Precisará também de massa para juntas, de óleo para selagem e de um rolo de pintura para fazer a aplicação. No geral, deve esperar gastar cerca de 120 a 150 euros para lixar e selar o piso. Se o projecto for executado por um especialista, só o lixamento custa normalmente cerca de 20 euros por metro quadrado e a selagem custa cerca de 15 euros adicionais. Para uma sala de 20 metros quadrados, isto equivale a cerca de 700 euros. Depois, tem de acrescentar os custos de deslocação e limpeza, o que fará o valor ascender aos 800 ou 900 euros.

4 - Instruções

Decidiu lixar você mesmo o piso de parquet ? Eis um pequeno guia para orientar esta tarefa:

Lixamento grosso: para o lixamento grosso é necessária uma lixa com granulometria 24 ou 36. Importante: coloque a lixadora no chão apenas quando os rolos atingirem a velocidade máxima, caso contrário ficarão sulcos inestéticos no parquet. É melhor começar numa parede e seguir a partir daí, de maneira uniforme e calma, até ao meio da sala. Cada caminho é processado para frente e para trás. Depois de toda a superfície estar processada, remova o pó da lixa.

Lixamento intermediário: para o lixamento intermediário, utilize uma lixa 60 e preste muita atenção ao padrão de assentamento do parquet para que as marcas do lixamento grosso sejam removidas. Agora também pode debruçar-se sobre as arestas e os cantos. Depois, é necessário retirar o pó e, de preferência, aspirar bem o chão. Dependendo do estado do parquet, pode ser necessário mais do que apenas um lixamento intermediário.

Lixamento fino: o lixamento fino é feito com a granulação 100 ou 120, que garante uma superfície lisa e uma limpeza profunda do piso.

Selagem: a etapa final é o tratamento superficial. O piso em parquet é oleado, encerado ou envernizado.

2024-07-04T08:00:58Z dg43tfdfdgfd