FANTáSTICA CASA EM VILAMOURA: LINHAS ELEGANTES E RELAçãO PLENA COM O EXTERIOR | 7 IMAGENS

Situada a Sul de Portugal, mais especificamente em Vilamoura, no Algarve, a homify traz-lhe hoje uma casa divinal que se evidencia pela sua arquitectura moderna e espaço exterior generoso - com piscina - que aparece como uma moldura verde que enquadra o edifício na perfeição. Não obstante ser uma casa particular, note-se que o local é um dos mais requisitados a nível turístico, tanto por portugueses como por estrangeiros. Considerando as características do lugar e o estilo arquitectónico que nele prepondera, é notório que os arquitectos procuraram desenhar um projecto que surgisse em harmonia com a paisagem. O projecto é da autoria da CB Arq, atelier que presta um leque variado de serviços que se reflectem num portefólio já vasto e variado que pode conhecer aqui. Mas, antes disso, venha conhecer este projecto que o vai deixar a sonhar com os longos e soalheiros dias de Verão a Sul.

1 - Sobre a casa

A casa está inserida num condomínio de baixa densidade e com lotes de terreno bastante amplos de 4.000,00m2. A moradia desfruta da presença de um campo de golfe que lhe está imediatamente adjacente e de outras áreas ajardinadas que lhe afiançam tranquilidade e serenidade.

Trata-se de uma casa usada como segunda habitação, que disponibiliza, no seu interior, de espaços generosos. A ocupação minimalista com que se ergue pretende reforçar a simplicidade e a pureza do conceito arquitectónico, indo, concomitantemente, ao encontro do estilo de vida dos proprietários.

Como já apontado, a casa relaciona-se de forma franca e variada com o exterior, característica que é reveladora de uma preocupação significativa em conseguir uma perfeita harmonia entre a natureza envolvente.

2 - Relação com o interior e o exterior

A casa desenvolve-se sob o comprido, organizando-se em duas áreas essenciais: a que corresponde às áreas partilhadas e de socialização (o núcleo da sala e cozinha) e a que abriga a zona mais íntima, dos quartos, que, pelo seu recuo, beneficia de maior resguardo e privacidade.

Em branco e com linhas depuradas a desenhar-lhe as formas, a casa relaciona-se com a envolvente por via de espaços semi-exteriores, vãos rasgados, pérgolas (que, com as suas vigas, quebram um pouco a monotonia da linguagem projectual) e terraços. Esta articulação com o jardim elimina os tradicionais limites entre interior e exterior que assim dialogam de forma suave e intimista.

Destaque, ainda, para a forma como os arquitectos preservaram e incorporaram a árvore já existente do terreno, tornando-a parte do projecto. Foi com mestria que os arquitectos tiraram partido dos elementos naturais para valorizar e enaltecer a construção.

3 - Piscina

A piscina é o diamante em bruto do jardim. O fundo em pastilha azul escura e verde esmeralda - em vez do típico azul turquesa - empresta-lhe uma elegância sóbria que a diferencia das demais piscinas.

A piscina tem uma dimensão bastante generosa e surge apoiada por um deck em madeira para as espreguiçadeiras. O muro de pedra delimita a área e confere-lhe privacidade.

4 - Sonho de uma noite de Verão

Ao cair da noite, a casa ilumina-se com feixes de luz âmbar. A iluminação põe em evidência a textura dos materiais, como a pedra, que vêm conceder um toque mais rústico e cálido à casa, atenuando, deste modo, o lado mais frio da arquitectura moderna.

No jardim, as placas de cimento, dispostas de forma assimétrica, facilitam a circulação - preservando a relva - e denotam, mais uma vez, o cuidado dos arquitectos em relação ao projecto paisagístico.

Terminamos, deixando-lhe todos os dados úteis do atelier que pode utilizar para os contactar para dar forma ao seu próprio projecto:

  • Morada: Rua Bento Jesus Caraça, 17, Piso 6, Sala 10, 1495-686 - Cruz Quebrada-Dafundo, Portugal
  • Telefone: +351 21 387 996 2
  • Site: www.cbarq.pt

Recomendado: Piscinas: dicas de construção e os tipos mais procurados!

2022-11-26T08:13:48Z dg43tfdfdgfd