PRENDAS DE CASAMENTO: O QUE OFERECER OU QUANTO DINHEIRO DAR AOS NOIVOS?

Hoje decidimos abordar uma dos temas que, muito provavelmente, mais atormenta os convidados de um casamentodecidir o que oferecer aos noivos e quanto gastar! É claro que é difícil definir com precisão um montante generalizado para as prendas de casamento, já que existem inúmeros factores que irão influenciar a escolha, nomeadamente a capacidade financeira dos convidados, as circunstâncias, a personalidade dos noivos e até mesmo a própria cultura.

De qualquer forma, há uma regra mais ou menos estabelecida, que determina que o valor das prendas de casamento deve corresponder ao preço da refeição de casamento por pessoa. Mas, calma, não comece a fazer contas à vida e a achar que é desta que vai ficar na ruína. E logo este ano, que vai ter dois ou três casamentos! Cada casamento é único, com várias condicionantes, e não existem equações exatas para chegar ao montante final. E lembre-se: se foi convidada é porque os noivos querem mesmo que esteja presente no seu grande dia, para partilhar consigo a sua enorme felicidade, independentemente das prendas de casamento que tem ou não para oferecer. O mais importante é o gesto, não importa o preço.

Sabe quanto os noivos vão pagar por pessoa?

O que oferecer aos noivos como prendas de casamento?

Três factores essenciais

Prendas de casamento originais

guardar
André Tavares Fotografia

Sabe quanto os noivos vão pagar por pessoa?

Se souber, o ideal é, então, que a prenda de casamento pague a sua parte, sendo sempre simpático dar mais um bocadinho. Estudos recentes dizem que a média dos presentes de casamento ronda os 150€, mas cada um tem as suas possibilidades e circunstâncias, pelo que este é apenas um indicador. A verdade é que cada um deve dar o que pode, mas acima dos 50€, e dependendo da proximidade que os convidados têm com o os noivos, o valor já é aceitável.

Quem optar pelas prendas de casamento em dinheiro tem de ler este post9 formas originais de oferecer dinheiro aos noivos.

guardar
Foto: Gilberto Coutinho

O que oferecer aos noivos como prendas de casamento?

No que diz respeito às prendas de casamento, quando há uma lista de casamentotudo fica mais fácil. Muitas vezes os noivos já vivem juntos ou têm casa montada, pelo que não dá para oferecer as tradicionais “utilidades” que davam sempre jeito e que, hoje em dia, acabam por “sobrar”, pois há grande probabilidade de já terem, como louça, talheres, máquina de café ou um aspirador… Por isso, nada como uma lista de casamento onde os noivos expressam  o que gostariam de receber, evitando assim receber aquelas prendas que nenhum noivo gostaria de receber.

Sabia que há 60 anos este “problema” não era tão comum? Havia até quem oferecesse lâmpadas aos noivos, ou uma simples camisa de noite à noiva. Ora leia, Lista de casamento de 1957: Nem imagina o que os seus avós pediram!

guardar
Foto: Timeless Studio

Não havendo lista de casamento, o pior mesmo é ter de escolher um presente ou determinar um valor em dinheiro.  Assim, existem três factores essenciais a ter em consideração na altura de escolher uma prenda de casamento.

Três factores essenciais

1. Os laços

Tem de se ter em conta o tipo de relação entre convidados e os noivos, por isso não se sinta mal se o que oferecer ao seu colega de trabalho não for tão dispendioso como a prenda que deu à sua irmã. Se por outro lado, for o seu melhor amigo a casar, não será mal pensado dar-lhe também um um tratamento fraterno. Afinal, desde que se conheceram na primeira classe, nunca mais se largaram. Já se o casamento for de alguém que conhece mal e só vê esporadicamente, a conversa será outra.

2. A situação financeira do convidado

Já o dissemos acima: não se vai encalacrar por causa de uma prenda de casamento! Lembre-se que os noivos convidaram-no, acima de tudo, porque quiseram partilhar consigo o dia mais importante das suas vidas.

3. O papel do convidado

Imagine que é madrinha de casamento da noiva! É possível que tenha de “abrir os cordões à bolsa”, pelo menos para lhe comprar o vestido de noiva. Isto, se quiser cumprir a tradição, (apesar de já não ser o que era). Por outro lado, se a tal questão da situação financeira não estiver na sua melhor forma, a noiva há-de compreender se não conseguir oferecer-lho. Não se preocupe que ela convidou-a para sua madrinha, devido ao amor que sente por si.

Os pais dos noivos, como convidados especiais que são, também se sentem na obrigação de dar algo “melhor” aos filhos. Os da noiva, por exemplo, de acordo com a tradição, é que arcam com as despesas do casamento. Atualmente, a tendência já é dividirem.  Saiba tudo aqui: Gastos numa boda: quem paga o quê

guardar
Foto: Mémorelle – Photography&Video

Prendas de casamento originais

Se os noivos não fizeram nenhuma lista de casamento, aqui ficam 8 prendas de casamento originais:

  1. Conhece bem os noivos e sabe que gostam de desporto, porque não oferecer a inscrição e um ou dois meses num ginásio? Melhor: junte-se a mais amigos e ofereça o ano inteiro!
  2. Sabe para onde vão de lua-de-mel? Contacte o hotel onde vão ficar e ofereça-lhes um pequeno almoço, uma atividade que o local ofereça ou , se tiver SPA, um tratamento ou massagem, por exemplo.
  3. Eles adoram séries? Ofereça-lhes a assinatura do Netflix ou HBO.
  4. Adoram fotografar? Ofereça-lhes uma boa máquina fotográfica para eternizarem os melhores momentos da sua vida em comum. Existem máquinas de todos os tipos, umas mais modernas, outras mais vintage, polaroid, reflex… Tem inúmeras opções e preços também.
  5. Ofereça-lhes a noite de núpcias. Procure informar-se se os noivos já têm a noite planeada, senão, diga-lhes que fica por sua conta. Marque um hotel TOP, serviço de pequeno almoço no quarto, check-out tardio e, se for um hotel com serviço de massagens, inclua-as no “pacote”.
  6. Nesta mesma onda de prendas de casamento não físicas, porque não oferecer experiências? Vouchers para workshops, uma viagem ou, se tem um budget  mais limitado, um fim-de-semana a dois (juntem-se vários amigos para facilitar a despesa), etc. Aqui terá mais ideias: 8 presentes de casamento para os noivos desfrutarem (mas não tocarem)
  7. Se os seus amigos têm alma de artistas, ofereça uma peça de arte. Pode optar por um quadro, uma escultura, uma peça de mobiliário exclusiva ou até uma joia. Se sabe que os noivos são fãs de algum pintor ou escultor em específico, tente comprar-lhes uma peça do artista em questão. Se não tiver orçamento para isso, junte-se também a outros amigos.
  8. Tem talento para pintar, bordar ou fazer cerâmica? Ofereça algo feito por si, procurando personalizá-lo com algum detalhe que conheça relacionado com a vida dos dois em casal: algo que remeta a uma data especial, a um local favorito, a um filme que tenha bem mais do que uma história, etc.
guardar
Foto: Ludgi Fotógrafos

E então, entre todas estas prendas de casamento, já consegue escolher qual o valor e presente ideal para os seus noivos? Seja o que for, não esqueça de acrescentar um cartãozinho de felicitações, pois não será nada má ideia dedicar-lhes algumas palavras!

Clique no play para ver o nosso vídeo:

 

E talvez também lhe interesse:

2023-03-05T13:14:55Z dg43tfdfdgfd