BODAS DE OURO: COMO CELEBRAR OS 50 ANOS DE CASAMENTO?

50 anos é uma vida. E é isso que simbolizam as Bodas de Ouro: uma vida comum, cheia de conquistas, momentos felizes, partilhas, vitórias. Sim, alguns percalços também. Mas mais conquistas e vitórias, com certeza. A mais importante de todas é a sua família. Filhos, netos, sobrinhos, afilhados, bisnetos... As suas bodas de ouro não são só suas, são deles também! E é por isso que esta celebração é para ser partilhada. Com os mais próximos, claro. A sua história de amor vai servir de inspiração a outras. Ostente-a com orgulho! É por isso que a melhor forma de celebrar este ritual dos 50 anos de casamento é a renovação dos votos.

O que significam as Bodas de Ouro?

Onde celebrar as Bodas de Ouro?

Quem organiza a celebração das Bodas de Ouro?

Checklist:

1. Escolha a data

2. Defina se haverá ou não cerimónia religiosa

3. Faça a lista de convidados

4. Agora, reduza a lista de convidados o mais que conseguir

5. Faça os convites e envie (ou entregue)

6. O catering

7. Defina um menu que contemple todos os convidados

8. E não se esqueça do bolo!
9. A decoração

10. Fotógrafo

11. Ceda aos avanços tecnológicos, filme também!

12. Roupa, hair stylist e makeup artist

13. Compre as alianças

14. Escreva os seus votos

15. Pense nas lembranças para todos os que estiverem presentes

16. Prepare um vídeo/slideshow que mostre o melhor destes 50 felizes anos

Mensagens para as Bodas de Ouro

Alternativas

O que significam as Bodas de Ouro?

Para cada aniversário de casamento foi associado um material e o seu nome passou a representar a respetiva data. As bodas de casamento são comemoradas desde o primeiro mês (Bodas de Beijinho), embora seja mais comum falar-se dos aniversários de casamento a partir do primeiro ano, que correspondem às Bodas de Papel. De qualquer forma, as bodas mais festejadas são as Bodas de Prata – quando o casal comemora 25 anos de casados, – e as Bodas de Ouro, quando o casal celebra, então, 50 anos de união.

guardar
Foto: SLcasamentos

Onde celebrar as Bodas de Ouro?

Se tiver uma casa com espaço para uma festa intimista, prefira usá-la em detrimento de qualquer outro espaço. Lembre-se que esta é a celebração de uma vida em comum e que melhor sítio para a celebrar do que o sítio onde tudo se passou?  

Claro que também pode optar por fazer a festa num espaço próprio para eventos, quem sabe até o mesmo onde celebrou o seu grande dia. Certamente que muitas memórias seriam revividas e dariam lugar a muita emoção!

guardar
Quinta da Quintã. Foto: Meraki Studio
guardar
Quinta da Quintã. Foto: Meraki Studio

Quem organiza a celebração das Bodas de Ouro?

Tudo pode ser organizado pelo próprio casal, mas nós aconselhamos a que desafie os seus filhos a fazer parte não só de toda a celebração, mas também dos preparativos. E assim vai ver que a tarefa de organizar uma festa como esta lhe parecerá um bocadinho menos hercúlea. E, mesmo se optar por renovar os votos em casa, recorra também a alguns fornecedores para tornar tudo mais fácil.

Checklist

A Zankyou faz-lhe a checklist completa dos passos a tomar. Qualquer semelhança com a checklist dos preparativos do seu casamento não é pura coincidência!

1. Escolha a data

O ideal seria comemorar na data exata em que casaram, mas a mesma pode calhar num dia de semana. Por isso,  e porque é uma festa de família e para a família, opte por comemorar no fim-de-semana mais próximo e por uma celebração diurna, para sentir a alegria da presença dos seus netos e, quem sabe, bisnetos.

Pode também optar por celebrar as suas Bodas de Ouro simplesmente no ano em que comemora os 50 anos de casamento, alargando as suas opções. Neste caso, se a sua casa ou o local escolhido tiver um espaço exterior, opte por uma festa na primavera ou no verão, para tirar partido do nosso clima soalheiro.

2. Defina se haverá ou não cerimónia religiosa

Muitos casais voltam à Igreja para renovar as promessas. Se é esse o seu caso, terá de marcar a celebração e poderá até escolher a mesma Igreja onde foi realizado o seu casamento. No caso de pretender apenas algo mais simbólico, reserve a data com um celebrante, que oficializará o ritual da renovação de votos no próprio local da festa.

guardar
Foto: He art – Closer to you

3. Faça a lista de convidados

Primeiro estabeleça um número limite de convidados. Depois, trate de escrever os nomes dos convidados mais importantes. Comece pela família próxima. Estenda a lista aos amigos de sempre e à família desses amigos. E assim sucessivamente.

4. Agora, reduza a lista de convidados o mais que conseguir

Elimine os nomes que estão na sua lista inicial, apenas porque a etiqueta assim manda: colegas de trabalho com quem mantém uma relação diária, mas estritamente profissional, familiares afastados com quem raramente está em contacto. A cerimónia de celebração das Bodas de Ouro quer-se mais intimista do que um casamento ou um aniversário. Tire partido disso.

5. Faça os convites e envie (ou entregue)

Dê-se ao cuidado de os personalizar e entregar em mão os convites mais importantes. Faça com que as pessoas sintam que são parte desta celebração deste o princípio.

Veja também: 10 dicas para escolher a estética, a estrutura e os textos para os convites de casamento

guardar
Shop Zankyou

6. O catering

Se optar por fazer a celebração em casa, escolha uma empresa de catering que não esteja associada exclusivamente a um espaço e que consiga gerir a logística de trabalhar no seu espaço. Assim que tiver escolhido a mais indicada para si, trabalhe com eles para definir um menu especial. Tenha também cuidado para garantir que eles têm todos os equipamentos que precisam para trabalhar numa cozinha que não é industrial, mesmo servindo uma quantidade exorbitante de pratos. E certifique-se que têm também a louça que vai precisar.

Caso opte por um espaço com catering próprio, tudo passa apenas pela escolha do menu e detalhes que podem ser todos organizados com a equipa do mesmo.

guardar
Créditos: Casa da Comida Catering

7. Defina um menu que contemple todos os convidados

Isso inclui um menu mais ‘amigável’ para os mais novinhos, outro para vegetarianos e vegans, se os houver entre os seus amigos mais próximos, e até mesmo considerar alternativas para quem sofre de intolerâncias alimentares ou outras doenças, como a celíaca, por exemplo. Leia o nosso artigo que aborda este tema: Menus de casamento alternativos: deliciem-se vegetarianos, diabéticos e celíacos

8. E não se esqueça do bolo!

Celebração que é celebração precisa de um bolo! E de champanhe também, claro. E há lá melhor motivo para erguer o copo de champanhe do que uma vida em comum? E bolo de Bodas de Ouro que se preze deverá parecer um verdadeiro bolo de casamento. Neste caso, pode apostar num tradicional bolo de andares, com atenção nos detalhes e decorações em dourado, por exemplo, ou com as cores que remetam a paleta de cores escolhida para a decoração. Não esqueça de assinalar a data no topo do bolo ou até fazer o bolo no formato do número, que fará certamente o maior sucesso.

guardar
Foto IG @artes_diniz

Atenção também à mesa de doces, que costuma ser a grande atração de qualquer festa, seja ela de aniversário, casamento ou bodas. Por isso, se lhe der a maior atenção, na escolha e decoração dos doces – que pode até mesmo ser personalizada – fará certamente sucesso. Use e abuse da criatividade na decoração dos doces!

guardar
Foto: Bakewell

9. A decoração

Festa que é festa, também tem de ter uma decoração à altura. Sobretudo se em causa estão 50 anos de união! A sugestão mais óbvia é optar por cores discretas, tons claros e pastéis, mais conservadoras. Ah, e o dourado, não estivéssemos a falar de Bodas de Ouro. Pode misturar dourado com branco, por exemplo, é uma opção certeira e uma das mais utilizadas. Mas ninguém a impede de fugir ao tradicional, e apostar em cor, muita cor! Azul, cor de vinho, verde claro, amarelo ou cor-de-rosa. Tudo depende da personalidade do casal.

Veja também: O seu casamento dourado: ideias luxuosas para uma cerimónia muito chic

guardar
Créditos: GUIDA Design de Eventos

10. Fotógrafo

Se possível, volte a usar o mesmo fotógrafo que usou no seu casamento, no batizado dos seus filhos, nas bodas de prata, etc, etc, etc.

Para dar alguma continuidade à narrativa da sua vida. Estes álbuns fotográficos são também o legado que deixa aos seus filhos, netos, bisnetos…

11. Ceda aos avanços tecnológicos, filme também!

Porque se uma imagem vale mais que mil palavras, que dizer de um vídeo?

Veja também: 7 (muito bons) motivos para contratar um fotógrafo

guardar
Foto via IG @shalynnelson
guardar
Foto via IG @shalynnelson

12. Roupa, hair stylist e makeup artist

Sublime a sua beleza natural. Esta é uma tendência que nunca sai de moda. Quanto à roupa, escolha um vestido ou um conjunto de duas peças com a sua cor favorita e complete o visual com um lindo colar. Se as peças ou acessórios tiverem um toque de dourado, terão o simbolismo perfeito. O marido pode ir com um fato escuro, elegante, e uma gravata bem escolhida, que pode também ir buscar uns fios dourados.

13. Compre as alianças

As alianças das Bodas de Ouro são, geralmente, em ouro amarelo e ligeiramente mais grossas do que as do casamento. Mande gravar a data e uma mensagem especial que simbolize o quão especial é este momento para si e para o seu companheiro de uma vida.

14. Escreva os seus votos

Aproveite esta oportunidade para mostrar a sua gratidão a todos os que fizeram parte desta viagem e em especial à pessoa que tornou tudo possível. Inspire-se no nosso artigo: O que escrever nos votos de casamento? Dicas e exemplos reais emocionantes!

guardar
Créditos: a pajarita

15. Ideias de lembranças para todos os presentes

Não esqueça de oferecer um mimo simbólico a quem esteve presente na celebração das suas Bodas, que fique como marco deste dia em que você e sua cara-metade mereceram o ouro. Podem ser lembranças doces, um pendente ou moldura pequena com a foto do casamento e uma foto atual, mini garrafas de vinho ou champanhe, etc. Damos-lhe algumas ideias:

  • Doce/marmelada/bolo/cookie caseiro num frasco de vidro
  • Bombons num frasco de vidro
  • Velas aromática
  • Sabonetes artesanais
  • Marcadores de livros
  • Uma pequena garrafa de licor
  • Uma pequena garrafa de azeite virgem
  • Saquinhos de alfazema

E não se esqueça: se personalizar estas lembranças com o nome dos seus convidados, assim como o seu e a data, melhor! A personalização é, cada vez mais, uma tendência! Dê uma vista de olhos à nossa loja online, lá poderá encontrar para ideias para lembranças muito originais.

Lembranças de Bodas de Ouro

Lembranças de Bodas de Ouro

16. Prepare um vídeo/slideshow que mostre o melhor destes 50 felizes anos

Envolva os convidados na sua história. Faça-os sentir-se parte da vida em comum que foram convidados a celebrar. Use fotos do seu casamento, das suas bodas de prata, dos seus filhos, dos filhos deles. De todos. E celebre estes 50 anos. Orgulhe-se deles.

Mensagens para as Bodas de Ouro

Não queremos também deixar de lhe sugerir mensagens para as Bodas de Ouro, que podem ser utilizadas pelo casal, nos votos ou na decoração do evento, ou pelos convidados num livro de mensagens ou no cartão que acompanhe o presente queiram dar, etc.

guardar
Foto: SLcasamentos

Aqui ficam alguns exemplos de mensagens para Bodas de Ouro:

  • “Ainda que eu falasse a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria.”
  • “Feliz bodas de ouro para nós! Hoje olho para o céu e só posso agradecer por ter uma pessoa tão importante como tu na minha vida”
  • “50 anos passam rápido quando os alicerces do lar é o amor.”
  • “50 anos de casados. 18.262 dias, 438.288 horas, 26.277.280 minutos. Uma vida cheia de amor. Obrigada por tudo!”
  • “O tempo deixa maravilhosas memórias, mas sobretudo demonstra o que é mais importante nas nossas vidas”.
  • “Parece que o amor á primeira vista foi ontem e já se passaram 50 anos.”
  • “Contigo construí as minhas melhores memórias e contigo quero continuar a construí-las pelo resto dos meus dias. Amo-te, feliz aniversário para nós!”
  • “Há 50 anos que me fazes a pessoa mais feliz do mundo, todos os dias.”
  • “Comemorar Bodas de Ouro é incentivar os outros a crer no amor”
  • “Felicidades pelos 50 anos. Carreguem a fundo no acelerador, pois aos 60 virão as bodas de diamante e aos 80 as de carvalho!”
  • “O tempo passa depressa quando o amor está ao seu lado!”
  • “50 anos de vida juntos é algo que merece ser celebrado e admirado por todos. Vocês são exemplo de amor, amizade e companheirismo. Desejo que caminhem muito mais anos lado a lado, sempre felizes e com saúde!”

Alternativas

Que as suas Bodas de Ouro não podem ser passadas em branco, não podem! Mas se não quiserem comemorar com uma grande festa, podem sempre optar por um jantar íntimo a dois, por fazer uma viagem, um simples lanche ou brunch com os familiares ou até uma sessão de fotos de casal, para recordarem a data para todo o sempre. Como fizeram a Laura e o Zé, que até já vão a caminho dos 60 anos de casamento – das suas Bodas de Diamante – eternizando a sua longa história de amor através da lente da SLcasamentosque partilhou connosco as fotos inspiradoras deste “casal descontraído e super simpáticos tornaram cada fotografia digna de um Óscar do amor e ternura”.

guardar
Foto: SLcasamentos
guardar
Foto: SLcasamentos
guardar
Foto: SLcasamentos
guardar
Foto: SLcasamentos
guardar
Foto: SLcasamentos
guardar
Foto: SLcasamentos
guardar
Foto: SLcasamentos
guardar
Foto: SLcasamentos

Bom, e assim, dados todos os passos que garantem os preparativos da festa que celebra as Bodas de Ouro, só resta contar os dias para o grande dia. E desfrutar dele, claro!

Visite a nossa loja online, lá poderá encontrar diversos artigos que o ajudarão a organizar a sua festa de 50 anos de casamento.

2023-03-06T21:32:05Z dg43tfdfdgfd