REGAR PLANTAS: O QUE é A REGRA DOS 3 SEGUNDOS

A primavera exige cuidados extra com as plantas do teu jardim, afinal este é o momento em que o sol começa a brilhar com mais intensidade e os teus melhores amigos verdes vão precisar de mais água para continuarem sãos e saudáveis. 

Para facilitar os cuidados com a irrigação, estamos aqui para partilhar a regra dos 3 segundos, uma técnica cada vez mais procurada que garante a quantidade adequada de água para as tuas plantas ao longo da sua vida. 

 
  1. Regar plantas em 3 segundos: como fazer?
  2. Regra dos 3 segundos: que vantagens traz às plantas?
  3. Qual a melhor altura para regar na primavera?
  4. Quanto tempo aguenta uma planta sem água?

Regar plantas em 3 segundos: como fazer?

Unsplash

Com a regra dos 3 segundos para regar plantas não só vais conseguir poupar água, como evitas problemas maiores do solo e das raízes destes preciosos seres vivos que decoram a tua casa. Ou seja, podemos definir a regra dos 3 segundos como a prática mais inteligente de irrigação, sem excessos. 

Para regar as plantas desta maneira deves seguir estes passos: 

  1. Aplicar água lentamente: ao regar podes despejar a água sobre a planta de maneira lenta e controlada;
  2. Controlar o tempo: deves manter a rega até que se forme uma pequena poça no solo. Se a água desaparecer em menos de três segundos, significa que a planta precisa de mais água. Se a água permanecer na superfície por mais tempo. Se não for absorvida, a quantidade anteriormente fornecida é já suficiente; 
  3. Retirar água em excesso: isto não deverá acontecer com frequência, mesmo assim, são comuns os imprevistos. É melhor esperar alguns minutos depois de regar até que a água saia pelos orifícios de drenagem para o pires. Retira sempre o excesso acumulado no pires. 

Obviamente, a regra dos 3 segundos na irrigação das plantas é apenas uma orientação e pode não funcionar a 100% com todas as espécies. Cada planta tem necessidades diferentes de água, sendo fundamental observar o tipo de planta, o tipo de solo, o tamanho do vaso e as condições ambientais para determinar a frequência e a quantidade adequada de rega.

Regra dos 3 segundos: que vantagens traz às plantas?

Unsplash

A magia da regra dos 3 segundos poderá não ser visível de imediato nas plantas, mas ao longo do tempo fará a diferença. Estarás a: 

  • Estimular o crescimento saudável das raízes: uma rega lenta garante que a água possa penetrar em profundidade, permitindo às raízes crescerem no fundo do teu vaso. Terás raízes robustas, que permitem um tempo de vida longo da planta;  
  • Ajudar a planta a absorver nutrientes: a rega controlada permite às raízes das plantas absorverem a quantidade ideal de água e nutrientes; 
  • Prevenção de doenças: todos sabemos que a irrigação desmedida pode criar condições favoráveis para o crescimento de fungos e o desenvolvimento de bactérias. Ao regar com base na regra dos 3 segundos, evitas todos esses problemas e afastas os mosquitos e moscas do jardim. 

regra dos 3 segundos garante a completa absorção da água pelo solo, evitando o seu encharcamento, que conduz a problemas sérios nas raízes. As plantas ficarão mais bonitas, apelativas para ti e para todos aqueles que visitem o teu jardim nos próximos meses. 

Ao regares com moderação, evitas também o consumo excessivo de água, com impacto imediato na tua fatura. 

Qual a melhor altura para regar na primavera?

Durante os meses de primavera e de verão, a melhor altura para regar as plantas é durante as primeiras horas da manhã, pouco antes ou ligeiramente após o nascer do sol. Durante esta altura, a água terá mais tempo para penetrar no solo, antes que as temperaturas aumentem significativamente e intensifiquem a sua evaporação. 

Digamos que, quando decides regar pela manhã, as plantas terão acesso à quantidade de água certa, após o seu descanso noturno. Ajudarás as plantas e as flores a se manterem hidratadas e preparadas para aproveitar ao máximo a luz do dia.

No entanto, em climas quentes e secos, pode ser necessário regar mais do que uma vez por dia (de manhã e à noite), enquanto nos climas mais frescos, a rega matinal pode ser suficiente. O importante é monitorar regularmente o solo e as plantas para determinar quando regar e assegurar que recebem a quantidade adequada de água para crescer em forma.

Quanto tempo aguenta uma planta sem água?

Pexels

O tempo que uma planta pode sobreviver sem água varia significativamente com base em diversos fatores, incluindo o tipo de planta, o espaço onde se encontra, o tipo de clima, o tipo de solo e as condições climáticas. 

Algumas plantas são mais tolerantes à seca do que outras e podem sobreviver por períodos mais longos sem irrigação - como por exemplo uma semana -, enquanto outras são mais sensíveis à falta de humidade e podem começar a murchar em poucos dias. 

É importante observar de perto - e com regularidade - o solo onde a planta está e perceber se está húmido. Deves manter um equilíbrio adequado de humidade no solo para determinar com precisão a frequência com que ela precisa ser regada. Assim que comprares uma nova planta para o teu jardim esclarece todas as tuas dúvidas em relação à irrigação

2024-04-17T07:00:54Z dg43tfdfdgfd